A Prefeitura de Nova Lima , e o Grupo Atrás do Pano, apresentam:
exposição inventar
uma infância
A exposição virtual "Inventar uma infância", faz parte do Projeto Roda Cultural – Da MG030 à BR 040”. Nos debruçamos sobre a infância nos bairros de Nova Lima. No Jardim Canadá, no Água Limpa, Macacos e Honório Bicalho.
INVENTAr umA INFÂNCIA
Nos deparamos com a alegria de todas elas, ao verem a proposta do grupo. Vamos brincar?
Em todos os bairros a resposta foi a mesma. Integração e envolvimento total. Afinal Brincar é a linguagem Universal da Criança e em Nova Lima não seria diferente.
Brincadeiras com a natureza, construção de casinhas, pintura com terra e água, corpo e ritmo, brincadeiras de roda, de ocupação de espaço... Não faltou entusiasmo.
E para o grupo foi bonito ver. Acreditamos que o processo criativo no adulto passa pela criança que brinca. O que seria do teatro se não existissem as brincadeiras.
Arte e brinquedo são a mesma coisa: atividades inúteis que dão prazer e alegria. Poesia, música, pintura, escultura, dança, teatro, culinária: são brincadeiras que inventamos para que o corpo encontre a felicidade, ainda que em breves momentos de distração, como diria Guimarães Rosa.
Seguiremos assim. Acreditando que a arte e o brincar tem uma coisa em comum.
OBS: registros do brincar feitos por crianças e jovens dos bairros contemplados.
EQUIPE
Coordenação geral e artista pesquisadora: Myriam Nacif
Artistas brincantes e oficineiros: Adriana Chaves, Bruna Aranha, Felipe Rocha, Guda Coelho, Helena Marques, Myriam Nacif.
Registro fotográfico: Crianças e jovens dos bairros contemplados